Blog Diário do Marcos!!!

Blog pessoal de Marcos!!! > Sou eu! kospksa

Resultado Final! Desafio 4 semanas, 4 navegadores! E considerações finais…

A semana chegou ao fim.

Veja neste post quais minhas impressões que tive sobre cada navegador e que conclusão cheguei.

Link principal para o desafio: 4 semanas, 4 navegadores!

Links para cada semana: Semana 1 – Opera, Semana 2 – IE9, Semana 3 – Firefox, Semana 4 – Safari.

Velocidade:

1º: Opera: 8

2º: Internet Explorer 9: 8

3º: Mozilla Firefox 5: 9

4º: Safari: 7

O Safari é bem rápido para carregar páginas, porém deixa muito a desejar para carregar imagens, então perdeu muitas posições!

OBS: O Opera varia muito, até porque ele consegue se travar bastante. Em alguns momentos ele consegue ser mais rápido que o Firefox nesses testes.

Interface:

Não só analisado se é bonito ou não, e sim a utilidade dos menus e a facilidade de encontra-lãs.

1º: Opera: 8

2º: Internet Explorer 9: 8,5

3º: Mozilla Firefox 5: 8

4º: Safari: 6

Apesar da interface do Internet Explorer ser um pouco mais… feia, que a dos outros navegadores (não tão feia quanto a do Safari) é a que é mais fácil de se configurar, e de se achar.

Compatibilidade:

Porque não basta apenas carregar rápido e ser bonito. Tem que aparecer as imagens, widgets, palavras, etc. no lugar correto.

1º: Opera: 8,5

2º: Internet Explorer 9: 8,5

3º: Mozilla Firefox 5: 9

4º: Safari: 8

Algumas outras Facilidades:

Facilidades como: na busca, pra encontrar funções, falta de funções, etc.

1º: Opera: 8

2º: Internet Explorer 9: 7

3º: Mozilla Firefox 5: 8,5

4º: Safari: 5

Eu sei eu sou muito bonzinho em ter dado 5 pro Safari. | O IE9 não tem uma coisa simples: “Salvar página como…” no botão direito do mouse, você tem que ir em menus pra achar essa função.

E um dos piores problemas: busca em uma barra separada. Isso irrita MUITO!

Sincronização:

Não é só salvar a senha ou outras configurações em uma conta online, mais também a facilidade pra fazer isso, erros, etc…

1º: Opera: 8,5

2º: Internet Explorer 9: 0

3º: Mozilla Firefox 5: 8,5

4º: Safari: ? (Não tive acesso a essa função)

No 2 únicos casos que pude usar a sincronização, o Opera carregou da minha conta os favoritos mais rápido. No caso do Firefox, a sincronização é oculta, você não tem a mínima ideia se o navegador está realmente sincronizando com sua conta ou não (o mesmo acontece com o Google Chrome, mas pelo menos o Chrome diz, dentro do menu preferências, quando foi a última vez que ele conseguiu sincronizar), não é tão grave, mas é ponto negativo.

 

Resultado final:

Eu sei que existem muitos mais aspectos pra serem analisados, mas isso fica pra quem realmente entende do assunto. Eu sou apenas um aprendiz de informática. Então não me arrisco a ficar falando algo que possa ser mentira.

1º: Mozilla Firefox 5.0.1

2º: Internet Explorer 9 (Empate técnico :D)

2º: Opera 11.50 (Empate técnico :D)

4º: Safari 5.1

Interessante: Safari e Firefox tem praticamente a mesma numeração de versão, mas o Safari está muito abaixo do Firefox, mesmo sendo da tão aclamada Apple.

Consideração final:

Acho que acabei esquecendo de falar… O Safari é o que mais demora pra carregar qualquer coisa em flash. Será que é pela briga entre Apple e Adobe?

Você deve estar se perguntando: “Ele não vai falar das extensões dos navegadores, se é pesado, e coisas do gênero?” E eu lhe respondo: Não. Why? Porque eu raramente uso extensões durante minha navegação, e seria idiota ficar testando uma coisa que na verdade eu não uso.

Peso? Você mesmo tem que ver o que sua maquina consegue suportar, e o quanto você aguenta ver travar o PC. É enorme pra baixar? Se você tem uma conexão rápida com a internet, você nem vai ligar por baixar 2 ou 6 MB a mais pra ter uma coisa melhor, pra você.

Obviamente isso foi o que eu achei de cada navegador. Todos eles tem seus pontos negativos e positivos. Cabe a você encontrar o melhor para suas necessidades. Só um toque: Deixe sempre seu navegador atualizado. NUNCA, mas NUNCA MESMO, deixe pra depois a atualização do seu navegador pra depois por qualquer motivo.

Eu gostei muito desse teste, por isso que não desisti dele no meio, porque acabei conhecendo recursos que não conhecia e acabei perdendo alguns motivos pra acabar com o navegador em questão (todos, mas o mais atacado era o Mozilla Firefox) e acabei ganhando mais motivos pra atacar outros (no caso o Safari, agora sim sei o que é um navegador ruim. :P).

E pra terminar: Estou baixando o Google Chrome de volta. Não vejo a hora de usa-lo. Pena que ainda está na versão 12. Queria que já estivesse na versão 13. 😦

Mesmo eu me simpatizando com o Mozilla Firefox, por ter muitas características idênticas ao Google Chrome, mas ainda precisa aprimorar muita coisa pra fazer eu migrar para o Firefox, principalmente em relação aos favoritos e sincronização, que mesmo sendo o melhor dos 4 navegadores testados aqui, ainda deixa a desejar.

 

E é isso por enquanto.

Muito obrigado pela sua visita, não esqueça de divulgar essa matéria para aquele seu amigo chato que sempre defende alguma coisa do navegador que nos outros é melhor ainda…

Até mais! ;D

julho 28, 2011 - Posted by | Eu, Me testando | , , , , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

