Blog Diário do Marcos!!!

Blog pessoal de Marcos!!! > Sou eu! kospksa

Estou testando o Windows 8, o novo sistema operacional da Microsoft! [Review]

Novo logo do Windows 8.

Você que lê o Diário do Marcos deve saber que eu sou fã de ficar testando coisas novas. E se você não lê e está chegando agora, está informado agora. E já fazia algum tempinho que haviam rumores sobre o novo sistema operacional da Microsoft. E também a um tempinho atrás ele foi anunciado oficialmente. No começo admito que não estava nem um pouco interessado no novo sistema operacional da Microsoft. Estou/Estava muito feliz com meu Windows 7, obrigada.

Mas foi lançado o primeiro BETA (Developer Preview) e eu testei, na época a Microsoft nem sabia que nome daria ao sistema… Claro que eu não ia deixar passar a oportunidade de testar o novo Windows (na época, como já falei, ainda sem nome). O sistema estava beeeem cru. Faltava muita coisa, muita coisa não funcionava tão bem. Tinha uns apps que já havia sido anunciado que era só pra que os desenvolvedores pudessem ter uma noção de como deveriam ser os aplicativos para a até então chamada interface Metro (já falo disso, espera)…

Foi só pra testar mesmo. No dia seguinte eu já estava tentando adoidado restaurar o Windows 7… Quando eu instalei o Windows 8 Developer Preview, eu fiz ele atualizar o Windows 7. O antigo só ficou em uma pasta que o Windows criou chamada Windows.old… Depois não sabia mais como restaurar… Usei o Ubuntu pra passar tudo que estava na pasta e sobrescrever o que estava na partição que estava agora o Windows 8 DP. Se era pra fazer assim, eu não sei, suponho que não, mas foi assim que eu consegui restaurar o Windows como estava e eu não queria perder nada na época. Não tinha achado nada de útil na internet referente a esse assunto então me virei com o que eu tinha. rsrs. E pra piorar, eu estava usando no meu note antigo, que não estava mais com o driver de CD funcionando. Tinha que ser por USB… Então era mais trabalhoso conseguir arrumar… 😛

Tela de desbloqueio do Windows 8. Como não da de tirar print da tela, procurei uma nazinternetchy.

Veio o Windows 8 Consumer Preview. E foi a mesma coisa do Developer Preview. Baixei, instalei, mexi um pouquinho, voltei pro Windows 7. Claro já teve algumas alterações entre um e outro. Mas a essência era a mesma. Um pouco ruim. Ah e pouco depois a Microsoft confirmou o nome. Ia ser Windows 8 mesmo… Ainda bem.

Uma informação que eu considero interessante saber: A Microsoft chamava essa nova interface, principalmente a parte dos quadradinhos no lugar de ícones, de interface Metro… Essa interface vem do Zune, que passou para o Windows Phone 7 e agora chegou no Windows para desktops, notebruiquis, etc… Mas uma empresa chamada Metro estava ameaçando processar a Microsoft, então mudaram para Interface Windows 8… Ok. Fazer o que, não é mesmo?

Agora chegamos nos últimos dias… Foi lançado a versão Release Candidate do Windows 8 (ou RTM, sei lá) e decidi que agora ia testar de verdade e dessa vez no meu notebook principal.

Iniciar… Tá ai o substituto do menu iniciar. Eu gostei. [Clique para ver maior! ;D]

Como ficou bom né? Cara… Achei incrível. Estou usando a 3 dias e já estou gostando muito do que eu estou vendo. Claro, tem algumas coisas que faltaram, algumas funções que eu ainda não sei onde a Microsoft colocou, se é que ela colocou…

Mini Tutorial Windows 8

A instalação

é muito mais rápida que a versão anterior do SO (Windows 7) e a inicialização também é muito rápida. Só as primeiras configurações que vai lhe tomar alguns minutos do seu tempo, como informar seu e-mail da Microsoft. Também tem um mini tutorial com 2 telinhas mostrando 1 das novidades da interface do Windows 8…

A tela Iniciar é como uma evolução do menu Iniciar. Agora nos tais blocos dinâmicos você tem informações do aplicativo, como por exemplo o tempo que você não precisa abrir pra saber o tempo da sua cidade, como você pode aumentar ou diminuir o tamanho desses blocos fazendo, dependendo do app, trazer mais informações pra você. Um dos principais problemas desse novo menu iniciar é que os programas, principalmente os do próprio sistema ficam mais escondidos.

Ficou muito mais fácil fazer pesquisas. Agora clicando no simbolo do Windows + F, aparece o menu de pesquisa. Dá de escolher o tipo de pesquisa que você deseja fazer.

Fazendo pesquisa no Windows 8 [Clica pra ver maior!]

Aplicativos na interface Windows 8:

E-mail: Comigo estranhamente o app de e-mail não funcionou comigo. Fica só uma tela branca… Vai entender… :S

People/Pessoas: O Windows 8 possui um aplicativo chamado Pessoas que mostra todas as notificações e centraliza todos os seus contatos. Achei bem legal e interessante. Mas já digo que não usei muito e não parece que vou ficar usando, até porque as pessoas que eu normalmente tenho adicionado tem informações todas bagunçadas (odeio isso ¬¬’), então o aplicativo se torna quase inútil pra mim…

SkyDrive: O serviço nas nuvens da Microsoft está cada vez melhor e cada vez me chama mais atenção. Já estou pensando em deixar o Dropbox de lado e migrar pro Skydrive… E ele marca presença já de fábrica no novo SO da Microsoft. Claro. Na interface Windows 8. Na interface desktop comum, eu não o vi em lugar nenhum. Só se baixar o aplicativo do site, suponho…

Visão da nova lojinha de app do Windows 8… Ta meio vazia né mesmo?

Loja/Windows Store: Praticamente vazia, e dos poucos apps que tem, a maioria não é tão bom. Mas damos o crédito de que é um sistema que ainda nem foi lançado. Então não da de ficar esperando milhares de aplicativos, não é mesmo? Mas as funções são bem interessantes. Ao abrir a loja ele lhe informa na parte superior direita se existe alguma atualização de algum aplicativo. Suponho eu, que não vá estar listado todos os seus aplicativos alí. Provavelmente só os app para a interface Windows 8.

Viagem: Esse aplicativo não é muito útil não. Na verdade ele é mais pra entretenimento e tem algumas notícias/dicas pra quem quer viajar. Tem panoramas de lugares famosos… É divertido até. Mas não é algo que eu vá acessar mais muitas vezes…

Da de editar as… sei lá o nome disso…

Um detalhe meio chato, pelo menos pra mim, é que agora se você for enviar uma foto, por exemplo pro WordPress, usando a interface Windows 8, você não pode mais clicar na foto e visualizar qual é e como é a foto. Você tem que se contentar com uma mini miniatura. Outro detalhe um pouco mais chato, é da dificuldade de achar aplicativos do sistema… Mas acho que eu já falei isso, né? Foda-se ficar clicando Windows+F pra achar o paint, por exemplo, é um saco! 😛

Quase que eu esqueço: o Bing (o Google da Microsoft rsrs) está por todo lugar no novo SO. Na barra pesquisar (Windows+F), nos aplicativos e tudo o mais. Que não gosta dele levanta a mão \o vai ter que se acostumar com ele aparecendo por todo que é canto.

A interface Windows 8, usando em um notebook, da quase de usar ela o tempo todo ao invés da interface clássica… Infelizmente não da de ficar a hora toda na nova interface, você vai ter que ficar voltando pra clássica pra várias coisas, ou felizmente depende de você, se for daqueles chatinhos que ficam reclamando de qualquer mudança, ai você provavelmente não vai gostar da nova interface nem da nova nem da clássica. Vai querer voltar pro Windows XP, né? rsrs

Agora o aplicativo que eu mais to usando na interface Windows 8: Mensagens!

Aplicativo Mensagens! Achei bom!

Gostei bastante. Só ele parece simples de mais. Isso é bom e não. Parece que ele está incompleto… O legal é que quando você recebe uma mensagem nova, aparece uma notificação na sua tela. Nada inovador, claro, mas ainda sim é louvável que a Microsoft tenha colocado nessa nova versão do SO. ;D

Aproveitando a imagem do aplicativo, agora o Windows nativamente tem corretor ortográfico. Não precisa mais ficar entrando no Google ou dependendo de navegador que tenha corretor pra verificar se uma palavra está correta. O Windows faz isso pra você a partir de agora. Até agora se mostrou bem útil e funcional. Não sei exatamente em quais aplicativos ele estará disponível, até agora eu só o presenciei no Internet Explorer 10, que visualmente o novo IE10 está exatamente igual ao IE9…

Novo Internet Explorer 10!

Só pra terminar por aqui: Gostei de poder clicar na parte superior do aplicativo e arrastar até o fim da tela pra fechar. Da de fazer isso direto da barra que fica escondidinha. Não precisa nem abrir pra poder fechar. Muito bom isso.

Interface Clássica:

Como já falei, não da de ficar o tempo todo usando a interface Windows 8 com seus blocos dinâmicos e foco em tablets e telas de toques… Você em algum momento vai ter que entrar no modo clássico. E lá, pelo menos olhando por cima, está bem parecido com o Windows 7. Acho que as 2 primeiras coisas que você vai notar lá, além do papel de parede de flor ao invés do logo do Windows, é que saiu as transparências do Aero… Agora tudo tem só uma cor. Você não vai nem notar direito isso. Até porque quando você está usando o PC algumas vezes a transparências e os efeitinhos podem acabar atrapalhando mais do que ajudando. E a outra diferença, é a óbvia falta da bandeirinha pra abrir o menu Iniciar.

Acabo a transparência…

Só fiquei triste com a Microsoft por uma coisa aqui: no canto esquerdo se você passasse o mouse, o desktop era mostrado. Agora não existe mais essa função (pelo menos as vezes que eu passei o mouse ele não sumiu até que eu clicasse). Você precisa clicar para que seu desktop seja exibido… Triste. Era uma das pouquíssimas funções do Aero que eu usava no Windows 7 (sim, nem a função de por um app de um lado e outro do outro eu usava…)… Esquece. Achei agora. Você tem que clicar com o botão direito do mouse em cima e clicar em “espiar área de trabalho”, então nas próximas vezes que você passar o mouse por cima aparece. Cara.. Sou foda pra achar essas coisas que vão me ajudar. Odeio ter que precisar de ajuda de alguém. Raramente alguém ajuda mesmo, né? 😛 rsrs

Internet Explorer 10: Visualmente ele está idêntico, porém se você usar um pouco, vai notar que ele está muito mais rápido e leve. E pra explodir sua cabeça: mais inteligente. Como é que ele sabe os sites que eu gostaria de acessar? Não é que nem o Google Chrome que sincroniza com minha conta… Eu nunca usei o Internet Explorer por muito tempo pra ele saber tudo isso sobre minha navegação… Fiquei um pouco preocupado com isso. Se alguém souber da onde desgraças aconteceu isso, me expliquem nos comentários (ou no Twitter: @marcos_5000)…

WINDOWS MEDIA PLAYER: Não tenho nada a falar. Sabe por que? O Windows Media Player do Windows 8, é EXATAMENTE O MESMO do Windows 7. Eu gosto do WMP 12, mas adoraria algo melhor, ok Microsoft?

Janela mostrando o progresso da cópia de pastas no Windows Explorer

E este é a nova barras de progresso que ela e os botões estão como na época do Windows 98: quadrados e meio sem graça. Mas não deixa de serem bonitos… E também ganhou um gráfico e os botões pra pausar a transferência de arquivos, não me vejo usando muito essa opção, mas não deixa de ser interessante e quem sabe útil em algum momento…

O Windows Explorer, agora possui a mesma interface adotada nas versões mais recentes do Office, chamada de Ribbon. Parece inútil ter tantos botões no topo de um gerenciador de arquivos, mas eles serão úteis em tablets e notebooks com telas sensíveis ao toque. Sei que muita gente odeia o Ribbon, mas já eu, gosto… Pelo menos no Office, que é muito mais útil que entrar em menus pra achar alguma coisa… Já no Windows não sei se vai ser tão útil…

Ribbon no Windows Explorer

Ah… O Gerenciador de Tarefas está mais simples para usuários comuns. Em vez de exibir nomes de processos, gráficos de uso de memória e opções para finalizar serviços do Windows, o Gerenciador de Tarefas simplesmente exibe uma lista dos aplicativos em execução, juntamente com um botão para finalizar a tarefa. Mais fácil né?

Pois é… Esses foram alguns detalhes do novo sistema operacional da Microsoft. Acho que acabei esquecendo de falar algo, ou errei alguma informação… Caso você tenha notado, não esqueça de escrever nos nossos comentários. Ou se você tiver alguma outra dúvida sobre o Windows 8, escreva também. Vou atualizar o artigo se for necessário ou até mesmo fazer um post separado se for necessário… ;D

Obrigado e até a próxima!

Post todo feito e editado do Internet Explorer 10 na interface Windows 8. A experiência não foi tão ruim… Só não foi tão boa porque eu não sei lidar muito bem com o editor do WordPress… O coisinha ruim, em? 😛

Update 14:28 28/08/2012: Adicionado informações sobre o Internet Explorer 10 na interface Clássica.

agosto 27, 2012 - Posted by | Comenta T.M., Eu, Me testando | , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

