Blog Diário do Marcos!!!

Blog pessoal de Marcos!!! > Sou eu! kospksa

Definir brilho automaticamente ao iniciar Ubuntu

Linux Educacinal 4.0Eu não sou um hard user de Linux. Eu prefiro meu querido Windows (no meu caso, o Windows 7). Mas agora eu tenho, por causa do meu trabalho, que utilizar o Linux Educacional 4.0 (era o 3.0, mas eu atualizei para a versão 4.0, ah, lançou nesses dias o Linux Educacional 5.0 caso queira saber). Mas sempre que posso estou testando as novidades de cada lançamento do Ubuntu.

E agora que eu sempre estou usando o Linux, resolvi que seria muito interessante para mim que eu tivesse ele instalado no meu PC também. Mas não aceitaria de forma alguma que fosse o Linux Educacional, porque né? Eta SO pra dar problema… ksopakspoaks

20101226131548Ubuntu-Logo1

E então eu instalei o Ubuntu 12.04 LTS.

E para o ódio da nação, ele tem um probleminha (bom, ele tem vários, mais vamos nos focar) que está no título desse post. A P*RR@ DO BRILHO DESSE CA#%LH*. ^^

Então eu vasculhei a internet. Muita coisa que não tem nada haver. E só achei um site que tem algo haver (este) que é da onde irei me basear. Só que lá tem alguns errinhos que me fizeram quebrar a cabeça. Depois de várias tentativas, finalmente consegui fazer a poia do brilho ficar quieto.

[OBS IMPORTANTE: O Linux se gaba tanto de ser livre e as pessoas estarem sempre disponíveis para ajudar, mas é terrivelmente difícil achar algo realmente útil em qualquer fórum sobre o que você quer e quando acha é algo antigo que não é mais útil para a versão que você tem. aff Assim fica difícil gostar do Linux né!?]

O meu computador, na verdade é um notebook e ele tem um brilho EXTREMAMENTE forte. Tipo, poucos segundos no máximo eu quase fico cego. rsrsEntão eu tenho que colocar quase no mínimo, que é o melhor para mim.

Esse não seria um problema, se o Ubuntu conseguisse salvar as configurações de brilho depois que eu a edito. Coisa que ele lindamente não consegue fazer. ¬¬’

Então vamos lá para o Terminal… Eu não sou super fã de usar o Terminal, mas no Linux é a forma mais fácil de fazer as coisas, já que o sistema não foi feito pensado para pessoas normais usarem. ksopakspoaks

Procurei na internet por como salvar configurações de brilho e encontrei uma solução alternativa, que é fazer um script Python e rodar toda vez que o sistema iniciar para diminuir o brilho…

Primeiro crie o arquivo responsável por diminuir o brilho executando (no terminal, obviamente) esse comando: gksudo gedit /usr/local/bin/brightness_changer.py .

criar-script-para-ajuste-de-brilho

Após isso ele irá abrir o editor de texto, copie e cole o código abaixo e salve. Onde está “25″ você substitui pela porcentagem de brilho que deseja:

#!/usr/bin/python

import dbus
bus = dbus.SessionBus()
proxy = bus.get_object('org.gnome.SettingsDaemon',
'/org/gnome/SettingsDaemon/Power')
iface = dbus.Interface(proxy, dbus_interface='org.gnome.SettingsDaemon.Power.Screen')
iface.SetPercentage(25)

Execute o comando (no Terminal, novamente): sudo chmod 755 /usr/local/bin/brightness_changer.py  para dar permissão para o arquivo.

Agora só falta adicionar o script na inicialização do sistema, para isso, aperte a tecla “super” (tecla com bandeira do Windows), digite e abra, ou clique em “Startup Applications” se a sua versão do Ubuntu estiver em inglês, ou “Aplicativos de Sessão” se PT-BR.

adicionar-comando-na-inicialização

Na janela que abrir, clique em “Add” (ou “Adicionar” se estiver em português), e vamos digitar o nome da tarefa e o caminho do arquivo à ser executado, que o caminho/comando em nosso caso é: /usr/local/bin/brightness_changer.py e pronto, agora o brilho sempre estará como configurado.

adicionando-caminho-do-comando

Espero que eu tenha ajudado quem precisava disso. Eu precisei e quase me matei pra conseguir. Porque o tutorial que estava no site (que, como eu já falei, eu me baseei) tinha informações que faziam abrir algo ao invés de mudar o brilho. ksopaksopka

Algumas imagens e parte do texto foi baseado NESTE post.
Anúncios

abril 24, 2013 - Posted by | Dear Diary, Diário do Marcos, Essa vida, Linux | , , , ,

3 Comentários »

  1. Vlw meu colega,

    Nem no grupo linux Brasil do facebook eles nao me ajudaram. Sua dica funcionou perfeitamente ..(uso Linux Mint 15 Olivia)

    Comentário por Fabricio | agosto 15, 2013 | Responder

    • Que bom que eu ajudei rsrs
      Eu também passei trabalho pra conseguir essa e outras informações… Por isso resolvi postar aqui. ;D

      Comentário por Marcos | agosto 15, 2013 | Responder

  2. […] aparece no Linux: Problema com o brilho. Então tentei aplicar a mesma solução que eu aprendi e coloquei aqui no blog. Não resolveu. Não sei porque. Mas, reinicio o computador, o brilho está novamente no 100%. Ai […]

    Pingback por Mais um problema! Instalei o Lubuntu. Mas a poia do Brilho não fica quieto, e agora? « Blog Diário do Marcos!!! | novembro 5, 2013 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: