Blog Diário do Marcos!!!

Blog pessoal de Marcos!!! > Sou eu! kospksa

Placa SIS solução aceitável para Ubuntu, Xubuntu, Kubuntu, Linux Mint, entre outros…

Oi. Sabia que agora o blog mudou de endereço?

Visite esse post no novo blog: http://diariodomarcos.tk/?p=547

——————————————————————————–

Olá… Pois então… Olha quem está aqui de novo para falar de Linux??? To quase resolvendo criar um blog só pra falar de Linux… ksopaokspoas

Então. Agora vamos a pequena historinha…

Eu tenho um segundo notebook, que é mais velhinho… Um Positivo Mobile Z76+… É uma boa marca, mas as vezes as escolhas de hardware só veem para dar dor de cabeça para o usuário… E é esse nosso caso, o problema da resolução baixa com as placas SIS. kospaksopa

Eu tinha instalado o Xubuntu 13.04 pois queria um SO simples e leve. E realmente ele é. Mas ai veio o problema da placa de vídeo e eu fiquei procurando soluções e nenhuma delas funcionou… Na verdade o máximo que eu consegui foi estragar com a instalação que eu tinha do Xubuntu.

E por esse motivo resolvi testar o Linux Mint no computador. E novamente veio o problema da placa…. Ok, qualquer distribuição do Linux que eu tentar instalar nesse computador irá dar esse problema de ter a resolução baixa.

Até que finalmente eu consegui resolver esse problema.

Vamos aos passos que fizeram esse problema ter fim:

1º Passo: Baixar o arquivo “Xorg.Conf” (vai vir com um nome estranho, renomeie para “xorg.conf”, sem as aspas, claro). Escolha um dos links abaixo:

xorg.conf vesa especifico sis 671/672/771 1280×762

xorg.conf vesa especifico sis 671/672/771 1280×762 (link depositfiles)

(Links atualizados)

2º Passo: Abra o Terminal e abra o gerenciador de arquivos como root… (Exemplos: No Ubuntu: “sudo nautilus“; No Xubuntu: “sudo thunder“; No Linux Mint: “sudo caja“…) E entre na pasta /etc/X11/

3º Passo: Possivelmente já terá um arquivo chamado “xorg.conf”, renomeie como “xorg.conf.old”. Depois de ter renomeado ou caso não tenha um arquivo com esse nome, só precisamos copiar e colar nesta pasta o arquivo “xorg.config” que nós baixamos e renomeamos no passo 1.

Reinicie o computador. Caso ainda não apareça a nova resolução, reinicie novamente. As vezes o sistema não leu direito o arquivo na primeira vez. rsrs

Bom. Espero que tenha dado certo pra você. Pelo menos deu certo pra mim… ;D

Achei essa solução neste post desse blog: http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2010/09/solucao-definitiva-2d-sis-671-ubuntu.html Só coloquei em uma linguagem mais simples… ^^
maio 6, 2013 - Posted by | Essa vida, Linux | , , , ,

21 Comentários »

  1. Segui todo o tutorial descrito aqui, e o resultado foi excelente, a resolução melhorou 100%, recomendo a todos. Parabéns ao Marcos, esse é um super tutorial.

    Comentário por Nailton Rodrigues | agosto 22, 2013 | Responder

    • Obrigado. Que bom que ajudou. ^^

      Comentário por Marcos | fevereiro 19, 2014 | Responder

  2. 100 % tenho o mesmo note 😛 sera que esse xorg tbm funciona no mac ?

    Comentário por leandro | fevereiro 18, 2014 | Responder

    • Você tem o mesmo note? ksoaksop Que coisa. 😀 Ixi ai vc me pegou, já que nunca tive contato com mac. :S

      Comentário por Marcos | fevereiro 19, 2014 | Responder

  3. Valeu mesmo amigo segui suas recomendações e deu tudo certo no Ubuntu 13.10 e estou com a resolução de 1280×768 excelente tutorial e fácil de entender parabéns continue assim fica com Deus.

    Comentário por Gilson Silva | março 10, 2014 | Responder

    • Que bom que foi útil. Obrigado ;D

      Comentário por Marcos | março 10, 2014 | Responder

  4. Olá como faço para deixar uma resolução ainda maior tipo 1366×768 ou maior.?

    Comentário por Diego Bezerra | março 12, 2014 | Responder

  5. Amigo vc realmente me ajudou muito, está com dor de cabeça com a resolução do monitor do meu notebook. OBG

    Comentário por Pinguim Galindo | abril 20, 2014 | Responder

  6. pra resolução 1280×800? ainda não tem jeito?

    Comentário por anarcopunkj | maio 15, 2014 | Responder

  7. De fato, essa sua dica me ajudou muito! Eu havia procurado em vários blogs, porém nenhum que encontrei foi capaz de resolver meu problema de baixa resolução. Muito obrigado pela ajuda! 😀

    Comentário por Cesar S | outubro 26, 2014 | Responder

  8. Cara, essa foi a única dica útil que achei para melhorar a resolução, contudo, o desempenho do meu notebook ficou bem lento. Aconteceu isso com mais alguém? Bom, esse notebook “velhinho” em que instalei o Ubuntu tem 6 anos. Acham melhor eu instalar o Xubuntu?

    Comentário por Cesar | novembro 27, 2014 | Responder

    • Talvez seja interessante pra você instalar o Lubuntu, uma distro mais leve que o Xubuntu. Tenta e conta pra gente. 🙂

      Comentário por Marcos | novembro 29, 2014 | Responder

  9. Depois de 3 dias seguidos na net atrás de uma solução, finalmente encontrei uma que resolveu meu problema. Muito obrigado, não tem noção do quanto me ajudou. Resolução em 1280×768 no ubuntu 14.04. Obrigado!

    Comentário por Siqueira | janeiro 9, 2015 | Responder

  10. Parabéns pelo tutorial. Me ajudou muito. MUITO OBRIGADO

    Comentário por yago | março 18, 2015 | Responder

  11. Putz fera, valeu até que enfim!!!! Nossa não aguentava mais. Tenho um Intelbras i61 que tem essa essa Sis671 como vídeo tentei tudo o que é tutorial mais o seu funcionou… Pra ser sincero talvez o seu arquivo xorg funcionou impressionante.. Estou rodando Ubuntu 15.04, pois minha Wireless só funcionou nele, dane-se se a placa vga para externa se nao funciona mas pelo menos tenho 1200×800 agora e não é mais aqueles ridiculos 640×480 sério já estava pensando e reinstalar o Ruindows denovo nessa joça.
    Se mais alguem tiver o intelebras i61 vai fundo um desses dois tutorias, ou os dois juntos, vai fazer essa sis 671 horrivel funcionar.

    Comentário por Gbuzatta | junho 24, 2015 | Responder

  12. Curiosamente o PCLinuxOS permite instalar nativamente o SIS 571 embora tenha depois a dificuldade ter ter um sistema operativo com linguagem genuinamente em Português de Portugal. Tenho um Fujitsu Siemens que usa também esse famoso SIS 671 e gostava de usar outro Linux…

    Comentário por RJCA | agosto 29, 2015 | Responder

  13. Muito obrigado pelo tutorial!
    Foi o mais simples que encontrei e o que solucionou o meu problema. Tenho um fujitsu siemens v5515 que tinha Windows XP e decidi experimentar Linux. A diferença é brutal!
    Obrigado mais uma vez!

    Comentário por Diogo S | outubro 4, 2015 | Responder

  14. Marcos, você é O CARA!!!! – Apanhei mais do que sovaco de aleijado para configurar o vídeo do meu notebook PHILCO já velhinho, rodando o Ubuntu linux 14.04 LTS, que tem uma dessas malditas placas VESA. O seu tutorial, simples e direto resolveu o problema na hora. Recomendo a todos. Muito, mas, muito obrigado mesmo pela sua sensacional dica! – Uhuuuuuuuu!!!!

    Comentário por Nelson SJ | março 7, 2016 | Responder

    • Que bom ter ajudado. 😀

      Comentário por Marcos | abril 28, 2016 | Responder

    • Marcos qual o modelo do seu Philco, o meu é phn14507. placa mãe pegatron H24L. não deu certo com o ubuntu 14 amd64. Ficou dividido em 4 partes kkk.

      Comentário por Willamy Magalhães | junho 27, 2016 | Responder

      • Oi Willimy, eu tinha um Positivo Z74+ (acho que era esse o nome do modelo), então não sei como te ajudar.

        Comentário por Marcos | junho 28, 2016


Deixe um comentário

