Blog Diário do Marcos!!!

Blog pessoal de Marcos!!! > Sou eu! kospksa

Instalar drivers placas gráficas Intel e Nvidia para quem tem um notebook (Ubuntu)…

Eu já tentei várias vezes, ingenuamente, instalar os drivers de vídeo da nVidia no meu note. Só que eu não entendia que o meu usa uma tecnologia “hibrida”. Ou melhor: Eu tenho duas placas de vídeo. E o computador/driver/placa/SO decide qual delas ele vai usar. E simplesmente instalei o driver da placa principal, a da Intel. E depois, instalei a da nVidia. O problema (no Linux), é que sempre que eu instalava estragava todo o SO. E eu tinha que formatar.

Então finalmente descobri o que eu tenha que fazer. No Windows é mais fácil. Só baixar os drivers instalar e eles que se virem. No Linux, como sempre, as coisas são mais complicadas e precisa de “mão na massa” em alguns detalhes para conseguir fazer a bagaça funcionar… Vamos começar do começo:

A Intel é uma das poucas empresas realmente dando suporte para o Linux. No site de downloads de drivers da Intel para Linux, você encontra instalador que funciona até que de forma parecida de como você instala um programa no Windows.

Mas agora vem a parte mais complicada: O nVidia Optimus (Como a nVidia chama essa coisa de placa hibrida)…

Muitos dos laptops atuais têm sistemas híbridos de processamento 3D que permitem ter ao mesmo tempo uma placa de vídeo poderosa e um sistema leve para gastar pouca bateria.

No caso dos laptops com placas de vídeo nVidia, este sistema híbrido chama-se Optimus e basicamente funciona desta maneira: a placa nVidia está sempre desligada e a placa Intel (menos potente mas que gasta menos bateria) faz o processamento; quando utilizador quiser fazer uso da placa nVidia, para jogar por exemplo, o sistema liga-a automaticamente e usa-a para processar o jogo.

Este funcionamento por padrão não ocorre no Ubuntu e então ele tem sempre as duas placas de vídeo ligadas e a gastar bateria. Para evitar isso, é necessário instalar um software chamado Bumblebee que basicamente desliga a placa nVidia para poupar bateria e, quando for necessário, abre os jogos utilizando essa placa mais potente.

Este artigo explica então como instalar o Bumblebee. Deve-se ter em conta que para as placas de vídeo Optimus, não se deve instalar os drivers da nVidia, deve-se sim instalar o Bumblebee que faz download e configura os drivers da nVidia proprietários de forma automática.

O procedimento de instalação do Bumblebee, e respetivos drivers da placa de vídeo da nVidia, é muito simples. Primeiro execute o comando seguinte que irá adicionar os dois repositórios necessários (o primeiro é do Bumblebee e o segundo contém drivers proprietários):

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates -y && sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable -y && sudo apt-get update

Quando o procedimento de adição dos repositórios terminar, escreva o comando seguinte para instalar o Bumblebee (que inclui os respetivos drivers):

sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia

Reinicie o computador e usufrua do Bumblebee!

Talvez você precise de mais instruções de como funciona o Bumblebee. CLIQUE AQUI e visite o post original com mais informações!

Anúncios

outubro 10, 2013 - Posted by | Essa vida, Linux | , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: